COMO EVITAR ASSALTOS AOS CONDOMÍNIOS?


A violência urbana é uma questão que precisa ser levada a sério. Por isso, todo o cuidado com a segurança é necessário. Tudo que for possível ser feito para evitar roubos deve ser seguido. Isso é válido para todos os condôminos, que devem prezar pela própria segurança e, também, a dos seus vizinhos.


Devido ao grande número de casos de assaltos, especialistas já conseguiram tabular os momentos preferidos dos bandidos na hora de cometer suas ações.

Vanisi Ferreira, diretora da ACJ Condomínios, ressalta a importância dos cuidados dos moradores em relação à segurança. “Nunca é demais se preocupar com isso. É melhor evitar brechas para que todos os condôminos tenham o maior conforto possível em seus lares”, declarou.

Abaixo listamos alguns erros que os moradores cometem e dicas de como evitar.

ENTRADA DE VISITAS:
Existem casos em que o porteiro não identifica corretamente o visitante ou libera a entrada do mesmo sem solicitar autorização do condômino. Isso abre brechas para pessoas com más intenções para invadirem o prédio. Por isso, o porteiro deve sempre identificar o visitante e só liberar a entrada mediante confirmação do condômino.

ENTRADA DE MORADORES
Uma boa dica para os moradores na hora de entrar no condomínio é prestar atenção no que está acontecendo a sua volta. Às vezes existem pessoas que tentam aproveitar que você abriu o portão para entrar junto com você. O mesmo procedimento também deve ser feito quando se entra com o veículo.

ENTREGA DE ENCOMENDAS
Todo mundo adora o conforto de pedir algo e receber na porta de casa. Mas é preciso ficar atento. O recomendado é o porteiro não deixar que o entregador entre no condomínio e suba nos andares. Além disso, o ideal é que quem tenha feito pedido vá na portaria pegar a encomenda.

LIMPEZA DA CALÇADA
Existem momentos em que a limpeza da calçada é necessária. O funcionário, durante a realização da tarefa, às vezes deixa o portão aberto. O recomendado é deixa-lo fechado para que ninguém entre sem a permissão.

VEÍCULOS
Às vezes é rotineiro abrir o portão para os carros que desejam entrar. Mas é fundamental ter uma relação de veículos e seus proprietários para permitir ou não o acesso ao condomínio, evitando qualquer estranho.

FESTAS
É costumeiro realizar eventos e festas nos espaços reservados para essa finalidade e convidar pessoas de fora do condomínio. Muitas vezes as pessoas só falam para o porteiro que irão a uma festa e tem o acesso liberado. O ideal é que o condômino avise com antecedência e faça uma lista de convidados para o porteiro. Dessa forma, os visitantes só podem entrar mediante o nome na lista.

Você faz alguma dessas coisas? Planeje melhor a sua rotina para evitar qualquer tipo de problema relacionado a assaltos.